Cidades

Confira os serviços que podem parar nesta sexta

Categoria dos bancários decidiram paralisar atividades nesta sexta-feira. Foto: Agência Brasil/Arquivo

As centrais sindicais convocaram para esta sexta-feira (14) uma paralisação em todos os estados do País. O movimento protesta contra a reforma da Previdência em tramitação no Congresso. No Rio de Janeiro, há um ato unificado agendado para as 17h na Candelária.

Keila Machado, secretária geral da CUT-Rio afirmou em coletiva que a adesão dos trabalhadores depende de uma eventual paralisação dos transportes: “Hoje temos uma realidade que o trabalhador que ganha um salário mínimo tem muito medo de perder a fonte de renda, por isso só param se os transportes pararem.”

Segundo a central CSP-Conlutas, cerca de 50 sindicatos aprovaram participação, mas ainda há assembleias agendadas para esta quinta-feira (13).

Confira, abaixo, o posicionamento das categorias em Niterói e região:

Transportes

O Sindicato dos Trabalhadores dos Trasportes Rodoviários de Passageiros de Niterói (Sintronac) informou que as linhas de ônibus de Niterói e Região, inclusive as intermunicipais, vão operar normalmente na sexta-feira (14), segundo o sindicato, não há indicativo de paralisação. No Rio, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores da Cidade do Rio de Janeiro (Sintraturb-RJ) aprovou adesão da categoria à greve geral. A diretoria do sindicato informou que, como a decisão de paralisar é do trabalhador, não é possível informar se as linhas de ônibus municipais serão afetadas. A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Rio Ônibus não foram notificados de paralisação.

Educação

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), a paralisação foi aprovada por assembleia estadual e em alguns núcleos municipais. Assim, a depender da adesão dos professores, pode haver paralisação das aulas nos colégios estaduais. Os núcleos de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema aprovaram participação. Segundo o Sepe-Niterói, dependendo da adesão, os colégios das redes municipais dessas cidades podem ter aulas afetadas. A Secretaria Municipal de Educação de Niterói informou que todas as escolas estarão funcionando normalmente.

UFF - A Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou adesão da categoria à greve. Ao longo da sexta-feira (14) os sindicalistas farão panfletagem na Praça Arariboia convocando a população para a manifestação.

Bancos

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os bancários de todo o país podem paralisar as atividades nesta sexta-feira (14). Em Niterói, o Sindicato os Bancários de Niterói e Região aprovaram a participação no movimento e devem cruzar os braços.

Correios

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec) decidiu aderir ao movimento e convocou os funcionários a paralisar as atividades. A decisão foi ratificada pelo sindicato estadual da categoria no Rio. Assim, a depender da adesão, o atendimento nas agências pode ser afetado.

< Homem ataca segurança com pedra no Centro de Niterói DH investiga duas mortes em Engenho Pequeno <